Blog

Dia Mundial da Água 22/03

22/ 03 DIA MUNDIAL DA ÁGUA

dia-mundial-da-gua.jpg

Não é segredo para ninguém que não vivemos mais que 4 dias sem água. Mas porque esse líquido é tão importante para a manutenção da vida, não só dos seres humanos, mas de todos os seres? A verdade é que isso também não é novidade, somos compostos 75% de água. Mas onde está essa água? Como podemos ter tanto líquido dentro de nosso corpo? Na verdade somos quase como um aquário ambulante. Nossas células estão dentro dágua e são preenchidas de água. Entre uma célula e outra temos o tecido intersticial que é composto basicamente de água. Dentro das células, as organelas, que são a parte funcionante e que executa uma série de processos importantes para o nosso corpo estão flutuantes no citoplasma que é principalmente composto de...água! Por isso dada a sua importância para o bom funcionamento de todos os nossos órgãos, que não são nada além de um amontoado de células específicas que realizam todo o trabalho que lhes é destinado.

agua.png

Além disso, a água ainda participa de uma série de processos intracelulares garantindo que esses trabalhos sejam realizados de forma adequada. Fazendo um paralelo, funcionamos como uma grande fábrica, onde a água além de estar a nossa volta como se fosse o ar, ainda participa na condução da energia de forma adequada, dentre vários outros processos.

 

Resumindo, nossa fábrica (corpo) não produz se não tiver água em abundancia. Para garantir isso, já sabemos também que 2 litros são necessários, por dia para sua manutenção. No entanto, 2 Litros é o mínimo necessário, já que perdemos água nesses processos, que saem em forma de urina, suor e até na respiração e fala. Então 2 litros é o que repomos, ao longo do dia. Na verdade, para suprirmos nossas demandas diárias, o ideal é que seja ingerido acima desse valor, ou seja, de 2,5 a 3 litros, diariamente. Claro que nossa alimentação fornece um montante desse valor, mas não substitui, assim como os outros líquidos, que muitas vezes vai nos desidratar, promovendo uma perda hídrica maior e nos desidratando ou ressecando, como no caso da ingestão de bebidas alcoólicas ou muito calóricas e adocicadas como refrigerantes e sucos industrializados.

A-gua-no-corpo-humano(1).gif

Então, para se manter hidratado o ideal é a boa e velha água. Que, só à nível de curiosidade, é a mesma desde a formação do Planeta Terra, então tem em torno de 4,6 bilhões de anos. Então devemos respeitar essa nossa idosa e que se mantem tão renovada por tantos anos, porque sem ela, não haveria vida no nosso planeta e pode chegar há não haver no futuro.

 

Pércia Mancini

Enfermeira do Trabalho - Professora

COREN – 272023