Blog

Importância da medição de glicemia

Já dizia o ditado: é sempre melhor prevenir do que remediar. Seguindo o conselho dos sábios, é preciso estar atento à própria saúde e, além de manter uma rotina saudável, é necessário realizar check-ups pelo menos uma vez ao ano, principalmente para homens e mulheres com mais de 35 anos de idade. Desse modo, é possível diagnosticar doenças como diabetes, câncer e até mesmo DSTs com margem de segurança e em estágios iniciais, sendo possível executar tratamentos mais rápidos e eficazes.

Hoje vamos destacar a importância da monitorização dos níveis da glicemia.

O número de pessoas com diabetes está crescendo mundialmente. E segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, só no Brasil há mais de 13 milhões de casos diagnosticados, o que representa 6,9% da população.

O que é a glicemia?

A glicemia é a concentração da glicose (açúcar) na circulação sanguínea, sendo a variação glicêmica relacionada a fatores como alimentação, atividade física, estresse, mas principalmente, ao consumo de carboidratos numa dieta. A mensuração dessa taxa é feita através de exames de sangue que permitem o diagnóstico de diabetes – para já quem possui esta condição – ou o manejo adequado da doença, a fim de evitar casos de hiperglicemia (alta concentração de glicose) e hipoglicemia (baixa concentração de glicose).

Esteja atento aos valores de referência

Segundo a diretrizes da Sociedade Brasileira de diabetes os valores de glicose plasmática (em mg/dl) para diagnóstico de diabetes mellitus e seus estágios pré-clínicos, são:

Glicemia – normal em jejum deve ser menor que 100 e 2 horas após 75g de glicose menor que 140.

Tolerância à glicose diminuída – resultado maior que 100 e menor que 126 e no caso de 2 horas após 75g de glicose, com resultado maior que 140 e menor que 200.

Diabetes mellitus – resultado maior que 126 e no caso de 2 horas após 75g de glicose, resultando maior que 200.

No entanto, a quantidade de glicose no sangue sofre alterações ao longo do dia, devido à ingestão de alimentos, medicamentos, estresse e até mesmo a atividade física podem interferir nos valores da glicemia.

Porque fazer o teste de glicemia capilar?

O teste de glicemia capilar ou auto-monitoramento de glicose no sangue fornece informações úteis sobre o seu tratamento do diabetes. Ele pode ajudá-lo a:

  • Saber se os objetivos do seu tratamento estão sendo atingidos;
  • Monitorar os efeitos da medicação para diabetes;
  • Entender como sua alimentação e atividade física afetam o seu tratamento;
  • Compreender como outros fatores, como doença ou estresse, afetam os níveis de açúcar no sangue;
  • Identificar os sintomas de hipo ou hiperglicemia;

Ele é essencial, pois somente com esse acompanhamento você consegue saber se o seu tratamento está sendo eficaz, se sua alimentação e a atividade física estão adequadas, se os medicamentos estão fazendo o efeito esperado.

Se você não acessar o extrato bancário de sua conta corrente periodicamente, para saber o quanto você tem para gastar, você gastará mais do que suas reservas e desta maneira, entrará em dificuldades financeira. O raciocínio é o mesmo quando falamos de saber qual o “saldo” de glicose temos no sangue.

Deve-se evitar as crises de hipoglicemia em crianças e idosos, por este motivo as metas glicêmicas são mais tolerantes.

Hipoglicemia severa em crianças pode levar a transtornos neurológicos;

Hipoglicemia em idosos pode levar a queda, sendo esta a causa de 70% das mortes em idosos.

Por que contratar o exame de glicemia para minha equipe?

Incentivar os funcionários a identificarem precocemente doenças cronicas, melhorarem sua qualidade através de pratica de atividades físicas e alertando-os para a importância de uma boa alimentação para a saúde e bem-estar demonstra a preocupação da empresa com a saúde de seus colaboradores.

Quais são os benefícios disso para a minha empresa?

O investimento na qualidade de vida dos funcionários é o caminho para o sucesso organizacional. Afinal, isso irá aumentar a produtividade na empresa, reduzir o estresse no trabalho, manter a motivação, reduzir o absenteísmo, prevenir doenças e afastamentos, além de ser um diferencial para atração e retenção de talentos.

Um dos maiores desafios das organizações é manter um ambiente saudável e promover a qualidade de vida dos seus colaboradores.

Contrate hoje o circuito saúde com o exame de medição de glicemia para sua equipe e torne a sua empresa ainda mais competitiva no mercado! Clique aqui

Cuide de sua saúde!

Para mais informações de como contratar o circuito saúde para sua empresa clique aqui.

TAGS: medir glicemia na empresa; saúde na empresa, saúde dos funcionários, circuito saúde, exames na empresa, monitoramento saúde na empresa., controle diabetes na empresa