Blog

Lombalgia- Dicas para evitar a temida dor nas costas

Lombalgia

image(47).png

Conhecida popularmente como dor nas costas, a lombalgia é o conjunto de manifestações dolorosas que acontecem na região lombar, ou seja, na região mais inferior da coluna vertebral. De acordo com vários estudos epidemiológicos, de 65% a 90% dos adultos poderão sofrer um episódio de lombalgia ao longo da vida.

No início, o paciente geralmente apresenta uma dor discreta, que aumenta de intensidade progressivamente. É comum existirem crises dolorosas que podem ser desencadeadas por fatores como excesso de peso ou permanência prolongada em uma mesma posição.

As causas da lombalgia crônica podem ser diversas, por exemplo, doenças inflamatórias, degenerativas, neoplásicas, defeitos congênitos, debilidade muscular, predisposição reumática, degeneração da coluna ou dos discos intervertebrais entre outras.

É essencial consultar um médico especialista para avaliação e diagnóstico. Muitas vezes o tratamento envolve fisioterapia, medicamentos para dor e relaxante muscular. A acupuntura tem se mostrado eficaz no alívio da dor, permitindo que o paciente tenha uma melhor qualidade de vida. Além das agulhas, podem ser usados aparelhos como o HaiHua, ventosa e moxa.

Existem várias formas de prevenir o aparecimento da lombalgia:

  • Evitar o excesso de peso corporal;
  • Manter uma postura ereta, tanto sentado quanto em pé;
  • Manter uma boa postura também ao deitar (um colchão de qualidade ajudará muito);
  • Praticar exercícios físicos regularmente, para manter força, flexibilidade e capacidade aeróbica adequadas;
  • Manter uma postura correta ao levantar um peso (segurá-lo junto ao corpo, dobrar só os joelhos mantendo a coluna ereta, deixando às pernas a tarefa de levantar ou baixar o peso) 

 

Solicite já um orçamento para implementar a Ginástica Laboral na sua empresa. Encaminhe um email para comercial@saudeevidabh.com.br ou pelo formulário no site.