Blog

O que é exame de bioimpedância e por que você deve fazer?

O que é exame de bioimpedância?

O exame de bioimpedância é um procedimento que mede a composição corporal através da aplicação de uma suave e indolor corrente elétrica no copo. A corrente circula livremente pelo líquido do tecido muscular, mas encontra resistência do tecido adiposo, que é a gordura. A partir disso, é possível calcular o índice de gordura, massa magra e vários outros componentes corporais. O procedimento é realizado através de eletrodos de uma balança específica para esse exame.

O que o exame de Bioimpedância mede?

O exame de Bioimpedância fornece dados da composição corporal:

  • Gordura Corporal: peso do corpo que corresponde à gordura;
  • Massa Magra: peso do corpo que corresponde a músculos, ossos e órgãos;
  • Água Corporal: quantidade de água que compõe o corpo.
  • Taxa Metabólica Basal: É a quantidade de calorias que a pessoa gasta por dia (em 24hs) em situação basal.

Por que fazer?

A análise feita pelo exame de bioimpedância permite avaliar a condição do corpo no momento. Ela guia o tipo de dieta específico para aquela pessoa (dieta para ganho de massa muscular, para perda de gordura corporal, entre outros).

É um método mais apurado e confiável que o uso do adipômetro para avaliação da composição corporal. Além disso, permite um acompanhamento mais minucioso das mudanças corporais, monitorando o ganho ou perda da massa muscular e de gordura.

Todo mundo pode fazer o exame de bioimpedância?

Por se tratar de um procedimento que envolve a aplicação de uma corrente elétrica no corpo, ainda que leve, o exame de bioimpedância não é adequado para pessoas que possuam algum tipo de metal no corpo, tais como marca-passo, pinos e próteses. As grávidas também não devem realizar o procedimento.

Quais são as recomendações antes do exame?

Deve-se seguir algumas recomendações para garantir que o exame reflita fielmente a composição corporal:

  • Não consumir bebidas alcoólicas 48 horas antes do exame, pois elas causam desidratação;
  • Fazer jejum de 4 horas antes do exame;
  • Evitar realizar o exame durante o período menstrual, devido à retenção de líquidos;
  • Não consumir bebidas diuréticas na semana anterior ao exame;
  • Ir ao banheiro pelo menos 20 minutos antes do exame.

O exame de bioimpedância reflete o momento atual da composição corpórea, mas sua melhor utilização é feita se for repetido de tempos em tempos. Assim, é possível determinar, com certeza, se a dieta e/ou exercícios estão tendo resultados no corpo da pessoa. O que é muito importante também para manter o paciente motivado.

Por que contratar o exame de Bioimpedância para minha empresa?

Incentivar os funcionários a melhorarem sua qualidade através de pratica de atividades físicas e alertando-os para a importância de uma boa alimentação para a saúde e bem-estar demonstra a preocupação da empresa com a saúde de seus colaboradores.

Quais são os benefícios disso para a minha empresa?

O investimento na qualidade de vida dos funcionários é o caminho para o sucesso organizacional. Afinal, isso irá aumentar a produtividade na empresa, reduzir o estresse no trabalho, manter a motivação, reduzir o absenteísmo, prevenir doenças e afastamentos, além de ser um diferencial para atração e retenção de talentos.

Um dos maiores desafios das organizações é manter um ambiente saudável e promover a qualidade de vida dos seus colaboradores.

Contrate hoje o circuito saúde com o exame de bioimpedância para sua equipe e torne a sua empresa ainda mais competitiva no mercado! Clique aqui

Tags: exame bioimpedância para empresas, bioimpedância em Belo Horizonte bioimpedância corporativo, qualidade de vida nas empresas;