Blog

Por que preciso investir em Ginastica Laboral em minha empresa?

Investir em ginástica laboral é aplicar recursos na preservação e melhoria do capital humano de sua empresa. Os custos com o Programa de Ginastica Laboral são um investimento em saúde, que pode gerar retorno para a corporação, a médio e longo prazo, inclusive de natureza econômica – na forma de aumento de produtividade, redução de despesas médicas e diminuição do absenteísmo decorrente da mudança de comportamento do trabalhador para aquisição de hábitos saudáveis e estilo de vida mais ativo.

Entretanto, o retorno financeiro em ações de saúde é de difícil mensuração, por isso, é mais importante enfatizar resultados concretos que podem ser demostrados. Esses resultados podem ser mensurados a partir de benefícios decorrentes de um ciclo de resultados da mudança de comportamento.

A importância de programas e intervenções para a promoção da saúde e qualidade de vida está no fato de que os trabalhadores que se sentem bem e adoecem com menor frequência são mais eficientes, apresentam maior disposição para o trabalho, são menos propensos a acidentes e lidam melhor com agentes estressores. Além disso, há evidencias de que programas como de ginástica laboral, podem também diminuir gastos com atendimento médico e hospitalar, reduzir as taxas de absenteísmo, diminuir a rotatividade na composição da força de trabalho e atenuar a incidência de acidentes de trabalho (CHENOWETH, 1998, 2002).

“...Programas como de ginástica laboral, podem também diminuir gastos com atendimento médico e hospitalar, reduzir as taxas de absenteísmo, diminuir a rotatividade na composição da força de trabalho e atenuar a incidência de acidentes de trabalho (CHENOWETH, 1998, 2002)”.

Dados do Ministérios do trabalho (2002) e de Pastore (2001) indicam que o custo econômico das doenças ocupacionais e acidentes nas empresas brasileiras, em 2000, chegou a 20 bilhões de reais com empregados afastados por doenças ocupacionais. A cada real investido em programas de promoção da saúde nas empresas, estima-se retorno de dois reais num prazo de 24 meses. Esse valor se refere à redução do custo médico e do absenteísmo, além de menor rotatividade da mão de obra e aumento da produtividade.

“A cada real investido em programas de promoção da saúde nas empresas, estima-se retorno de dois reais num prazo de 24 meses.”

Em curto prazo, pode-se observar o aumento do nível de concentração, melhoria da autoestima e impacto na qualidade dos relacionamentos entre os trabalhadores. Mais tarde, resultados de médio e longo prazo poderão ser verificados: melhoria em indicadores coletivos de saúde ocupacional e de produtividade, diminuição do absenteísmo e dos custos associados a atendimentos médico-hospitalares desnecessários.

Os benefícios podem se estender ainda para a melhoria da imagem institucional. O investimento na saúde dos trabalhadores pode ser lançado no balanço social da empresa, favorecendo a obtenção de resultados que demostrem a responsabilidade social da corporação.

O investimento nas pessoas, em seus valores e potenciais, traz como consequência melhores desempenhos e resultados. Para ser mais competitiva e produzir com mais qualidade, a empresa precisa de colaboradores equilibrados emocionalmente, saudáveis e bem capacitados profissionalmente.

A Implantação do programa de Ginástica Laboral, melhora o estilo de vida, o comportamento dos trabalhadores e suas inter-relações pessoais por meio da disseminação da cultura de um estilo de vida ativo e da melhoria dos relacionamentos no ambiente de trabalho. Isso poderá trazer benefícios também para a empresa, a partir da possibilidade de relacionar os impactos dessas mudanças à melhoria da produtividade individual e coletiva, a partir da redução dos gastos com acidentes do trabalho, afastamentos médicos e substituição de mão-de-obra, além da melhoria da imagem da empresa frente a sociedade.

O QUE ISSO REPRESENTA PARA A EMPRESA?

Atualmente as corporações estão enfrentando inúmeros desafios para se ajustarem às demandas sociais e econômicas de um mundo globalizado e em acelerado processo de transformação.

Um desses desafios é a necessidade crescente de atração e retenção de uma força de trabalho especializada, motivada e preparada para a extrema competitividade atual. Outro desafio é a capacidade de a empresa responder à demanda de seus funcionários por uma melhor qualidade de vida, tanto no ambiente de trabalho, quanto fora dele.

Esses dois desafios constituem variáveis profundamente interligadas, e isso faz com que as empresas comecem a pensar cada vez mais na implantação de programas e intervenções visando à promoção da saúde dos trabalhadores. Cada vez mais, as corporações que desejam aumentar suas chances de sucesso estão investindo no bem-estar das pessoas. Trata-se de um processo de gestão que é característico de empresas modernas e de maior nível competitivo.

Quer transformar sua empresa cada dia mais competitiva? Melhorar a qualidade de Vida de seus funcionários e ver sua produtividade crescer ainda mais? Contrate hoje o Programa de Ginástica laboral! Clique aqui e receba uma proposta.